top of page
Foto do escritorTiago Santos

Grandes escadas são feitas de pequenos degraus (uma dica para os planos de fim de ano)

Atualizado: 15 de nov. de 2023


Pessoa subindo degraus de uma escadaria

Já é agosto e daqui há pouco o fim do ano estará se aproximando. Chegará de novo o momento em que duas coisas aparecerão nas conversas de quase todo mundo:

  1. Falar mal das uvas passas.

  2. Conversar sobre as metas para o próximo ano.


E todo ano é a mesma coisa: você faz planos de fim de ano maravilhosos pensando no futuro (e isso é muito gostoso, principalmente se você estiver na areia da praia), mas quando volta para a rotina, esses planos ficam guardados na gaveta, num lugar especial, num envelope pronto para ser aberto nas férias seguintes, enquanto ri novamente dos memes das uvas passas.


Veja, você não precisa ser um João Lucas, mas pode muito bem decidir não guardar esses planos em um envelope (físico ou mental), pode decidir agir e atuar para cumprir esses planos. A única coisa que precisa fazer é achar um método equilibrado para incorporar a construção desses seus projetos na sua rotina.

Mas afinal, quem é João Lucas?

Era um simples menino, que hoje deve ter seus 18 anos, mas que aos 7 foi reportagem do Fantástico. João, com tão pouca idade, leu 500 livros em menos de 1 ano. UAU! Tire suas conclusões: em um país onde 30% da população nunca comprou um livro, onde a média de leitura anual do cidadão é de 4,96 livros e onde 44% da população simplesmente não lê*, o fato de um garoto ler 500 livros aos 7 anos de idade é ou não é fenomenal?

Sua paixão pela leitura e sua determinação era tão grande que ele levava livros escondidos para a cama e, quando seus pais não estavam por perto, ele utilizava a pouca luz que vinha de fora, por uma fresta na porta de seu quarto.



É dessa paixão que eu estou falando.

Porque você não aproveita que ainda temos muito tempo até as férias para planejar 2024 com preparo e antecedência? Estou falando de bolar planos inteligentes, que despertem em você essa paixão. Use sua inteligência para sair desse circulo vicioso de fazer planos que nunca vai cumprir. Trace projetos que te despertem emoção, paixão e tesão. Só assim você será movido a agir, até mesmo quando as circunstancias não forem tão favoráveis, como o João Lucas fazia.


Mas, de novo, você não precisa ser um João Lucas, não precisa ler 500 livros em menos de um ano. Aliás, nem precisa mudar muito da sua rotina se não quiser ou puder. Você só precisa fazer uma coisa: entrar na escada!


Deixe-me te dar um exemplo, que é meu:

Certa vez eu fiz um plano desses de ano novo, o plano era ler a Bíblia inteira em um ano. A estratégia era simples, dividi o número de capítulos que a Bíblia tem (1.330) pelos 365 dias do ano, o que dava 3,64 capítulos por dia (arredondei para 4).


Comecei a ler todos os dias, conforme planejado, mas por diversas vezes eu parava. O projeto, que era simples e deveria levar menos de um ano, levou entre 2 e 3 anos. Mesmo assim, eu cumpri, eu li a Bíblia toda.


Sabe o que eu fiz aqui? Olhei para o andar de cima, calculei a altura e criei uma escada. Cada 4 capítulos da Bíblia era um degrau da minha escada. Estabeleci também um prazo para que eu subisse a escada e, por mais que eu tenha me cansado na subida e demorado bem mais tempo do que o planejado, no final eu subi a escada e hoje estou no andar daqueles que leram a Bíblia toda.



Parece simples demais né? No fundo é simples mesmo.

Veja: os dias passam sem que a gente perceba, eles vão passar de qualquer jeito. Se você entende que os seus maiores sonhos não são monstros a serem enfrentados, mas apenas escadas cujos degraus você pode subir um a cada dia dia, aos poucos você passa a ser uma pessoa muito mais realizadora.


A fórmula é simples, suba apenas um pouquinho todos os dias:

Ilustração que mostra o tempo passando e a pessoa que escolheu subir na escada ficando mais alta aos poucos.
O tempo vai passar de qualquer jeito

Com o tempo você passa a gostar da coisa e consegue subir degraus mais altos, escadas mais altas, talvez em em menos tempo. Por agora, no entanto, comece apenas subindo pequenos degraus.


Depois que eu acabei a Bíblia, resolvi ler o Catecismo da Igreja Católica, um livro bem maior, diga-se de passagem, composto por mais de 3 mil parágrafos (que não são necessariamente parágrafos, mas trechos que podem ser bem grandes). Nesse conceito de montar uma escada, hoje eu já li quase metade, com apenas 10 parágrafos por dia, sem nem ver o tempo passar.


Preciso que entenda: não se trata (só) de livros

Os livros são ótimos exemplos para explicar de forma didática que todo e qualquer projeto, meta, objetivo ou sonho que você tenha pode ser estruturado em escadas. É bem verdade que alguns degraus não serão pequenos nem menos desafiadores e alguns parecerão intransponíveis. Mas, acredite, para quem está acostumado a subir escadas isso não é um problema tão grande assim.


Você pode, por exemplo, tirar 5 minutos por dia para meditar, pode tirar 1 minuto para fazer uma oração por algum amigo e, assim, se aproximar mais de Deus, pode assistir a um trecho de algum vídeo sobre algo que queira aprender ou escrever meia folha sobre algo relacionado àquele seu projeto. Pode também fazer 5 ou 10 minutos de alongamentos, exercícios de respiração, caminhada, bicicleta, corrida etc.


Enfim, pode ser qualquer coisa, mesmo, desde que te faça se movimentar um pouco todo dia e esse movimento te eleve um pouco mais na direção do seu sonho.



Permanecer na escada

Entrar na escada não é tão difícil quanto permanecer nela. É por isso que não podemos construir uma que seja íngreme demais. Quanto menores os degraus, mais fácil fica persistir. E se, sabendo disso, você ainda cria escadas baseadas naquela paixão do João Lucas é praticamente impossível desistir.


Só que eu vou te dar aqui uma dica preciosa para você eliminar, de uma vez por todas, qualquer chance de desistir: Traga mais pessoas para subir a escada com você. Quando você consegue permanecer na escada por tempo suficiente pra produzir os primeiros resultados, começa a desenvolver um tipo de autoridade. As pessoas começam a reparar em você, percebendo que alguma coisa está diferente. É a mais pura definição de ensinar pelo exemplo. Essa é a hora de trazer mais pessoas para essa escada.


Essas pessoas te seguirão, se espelharão em você e sabe o que vai acontecer? O seu senso de responsabilidade pelos outros não vai te deixar desistir. Aliás, só vai impulsioná-lo a subir cada vez mais alto e mais rápido.



Então, pra não esquecer:

  • Construa escadas com a paixão do João Lucas;

  • Entre na escada e suba um degrau por dia;

  • Traga outras pessoas para a escada.


Faça isso em no ano que vem, decida-se por fazer pequenas coisas com disciplina e direção e, em poucos meses, a sua vida estará transformada.


Até o ano que vem! :)



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Comentarios


bottom of page